Olá queridas e queridos seguidores do aplicativo Meu Cronograma Capilar! Estamos voltando com o blog pessoal, me segura!! 😆

Daremos uma breve introdução sobre esse universo tão grande das cores, a colorimetria.

Precisamos antes falar sobre a estrutura do fio de cabelo para um melhor entendimento:

O fio de cabelo se divide em três partes:

Cutícula (parte externa do fio), Córtex (intermediário, onde ocorrem as transformações do fio, como as colorações por exemplo) e Medula (parte mais interna, que não está necessariamente presente em todos os fios).

A coloração é dividida em duas categorias:

Colorações oxidativas, que são mais agressivas pois interferem diretamente no córtex capilar e a Coloração por Deposição ou Temporária, que ficam a nível da cutícula, são mais suaves e tem menor durabilidade.

Como interpretar a numeração das colorações?

Antes de mais nada, somente para um entendimento, o termo colorimetria se refere aos estudos das colorações.

As colorações são divididas em dois grandes grupos:

O primeiro é conhecido por tons naturais ou tons bases e o segundo por tons de reflexo ou nuances.

Os tons naturais (ou bases) são todos os tons que terminam com o número 0 (zero) e também, que vem antes do ponto (.). Dependendo da marca, a numeração da coloração pode vir também com vírgula (,) ou até com barra (/). Essa numeração que irá determinar a altura do tom.

Os tons de reflexos (ou nuances), são todos os números que vem após o ponto (.) ou vírgula (,) ou ainda (/). Eles nos dão a cor de reflexo e as nuances.

Por exemplo:

7.0 é um tom base, na tabela de cores é um louro médio.
7.40 é um tom base + o reflexo, sendo .4 acobreado.
Ou seja, lemos então: Louro médio acobreado.

Nesse caso, sendo uma nuance .40 quer dizer que é um reflexo intenso, pois tem a presença do 0 (zero) após a nuance.

Usando como o mesmo exemplo, um reflexo normal seria o 7.4 pois tem somente um número após o ponto, um reflexo profundo seria o 7.77, pois tem o dobro da nuance, em dois números iguais. Um reflexo suave seria o 7.03 pois o 0 (zero) antes suaviza o reflexo.

Por fim o reflexo combinado, que são 2 números diferentes após o ponto, como o 7.31 que se lê Louro médio dourado acinzentado, sendo que a nuance 3 está em maior quantidade que a 1.

Isso é uma breve introdução sobre a colorimetria, um assunto muito rico e complexo. 😍

Por hoje é só, espero que tenham gostado do post de hoje.

Um super beijo da Equipe Meu Cronograma Capilar 😘

 


Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Cabelos

Linha HELP Inoar

Olá queridas e queridos, tudo bem com vocês? Hoje nós vamos falar sobre dois produtos da linha HELP da Inoar, mais precisamente o shampoo e condicionador. 😍 Vocês verão muitas vezes resenhas sobre produtinhos da Inoar, Leia mais…

Cabelos

Creme Jaborandi – Novex

Olá queridas e queridos! Tudo bem com vocês? Hoje trouxemos uma resenha de um produtinho que trás um bom resultado e com um precinho bem camarada (é disso que o povo gosta!) o creme de Leia mais…

Cabelos

Linha Vegan – Inoar

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Hoje eu vim contar tudo sobre essa linha babado da marca Inoar, a linha Vegan! Vou falar sobre o shampoo, condicionador, leave-in e o óleo para umectação. 🙂 Com um aroma Leia mais…

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com